Protesto dos trabalhadores da Auchan contra subsídio de refeição em cartãoDecorreu esta manhã uma scção de protesto dos trabalhadores da Auchan, contra a imposição do subsídio de refeição em cartão "Bom Garfo", junto à sede da empresa, em Paço de Arcos (Oeiras).

O Grupo Auchan informou que a partir de Janeiro de 2022 o subsídio de alimentação irá ser pago num cartão pré-pago de uma financeira Oney chamado cartão Bom Garfo, este só pode ser usado em alguns restaurantes que aderiram ao acordo assim como nas lojas do Grupo Auchan.

O Auchan pretende desta forma cortar na despesa, garantindo que o dinheiro que era entregue por via do subsídio de alimentação, volta a entrar na empresa.

O CESP e os trabalhadores opõem-se a esta manobra do Auchan, e no dia 12 de Janeiro iremos realizar uma acção na sede da empresa em Paço de Arcos. Estarão presentes trabalhadores do Auchan de todo o país para denunciarem e rejeitarem a imposição deste cartão.

Nesta acção também será entregue um abaixo-assinado de diversas lojas do país onde os trabalhadores demonstram claramente a sua rejeição ao cartão e à forma como a empresa o está a impor.

Há centenas de trabalhadores que não deram o seu consentimento e já estão a receber em sua casa o cartão, num claro abuso por parte da empresa, violando assim o direito à protecção de dados.

Os trabalhadores, que têm baixos salários, têm direito a poder decidir como gastam o seu dinheiro.

Não podemos esquecer que o valor do subsídio de refeição representa uma parte significativa do salário que estes levam para casa para fazer face ás suas despesas.

Ainda ontem os trabalhadores dos supermercados eram essenciais. No entanto, continuam a viver de baixos salários, precariedade, desregulação dos horários, e até o subsídio de alimentação já lhes querem tirar. Os trabalhadores não aceitam e rejeitam o cartão!

Dada a importância desta iniciativa para que se reponha justiça e respeito por quem trabalha, apelamos à melhor cobertura noticiosa que possam proporcionar a esta acção que, recordamos, decorrerá no dia 12 de Janeiro a partir das 11h junto à SEDE do Grupo Auchan, em Paço de Arcos.

FONTE: CESP