HSerpaO SEP considera inadmissível que uma entidade privada que gere uma instituição do SNS decida encerrar um serviço público, prejudicando assim as populações que o Hospital serve.

A Direção Regional do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) tem conhecimento que a Santa Casa da Misericórdia de Serpa (SCMS) prevê encerrar o serviço de urgência, durante o período nocturno, do Hospital de Serpa a partir do próximo dia 3 de janeiro de 2022.

Relembramos que a SCMS tem um “Acordo de Cooperação” com o Ministério da Saúde, Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA) e Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) que lhe permite gerir o Hospital de Serpa, e portanto, o Hospital apesar de ser gerido pela SCMS continua a ser uma instituição do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Sendo inadmissível esta situação, e na defesa da saúde das populações que o Hospital de Serpa serve, o SEP considera que a única alternativa é a ULSBA / ARS voltar a gerir o Hospital, como acontecia antes do “Acordo de Cooperação”.

Fonte: SEP - DR Alentejo