Pela Dignidade de quem trabalha na Dia Portugal
GREVE Armazéns DIA Portugal - 20 de Dezembro
Aumento Geral dos Salários • Valorização das Carreiras, profissões e antiguidade • Defender a Contratação Colectiva

Notas sobre os piquetes de greve:

  • · Armazém de Valongo, entre as 5h45 e as 10h
  • · Armazém de Torres Novas, entre as 5h45 e as 10h
  • · Armazém de Vialonga (Alverca), entre as 8h e as 11h

A luta e a resistência dos trabalhadores da DIA Portugal marcaram este ano de 2021, ano difícil em que o aproveitamento da situação pandémica agravou as dificuldades em que se já encontravam os trabalhadores desta empresa, sem aumentos dignos desde 2010, e a perder poder de compra ano após ano.

Confrontados com o aumento do salário mínimo nacional, também ele consequência da luta de todos os trabalhadores do nosso país, os trabalhadores viram-se numa situação de total desvalorização do seu trabalho, da sua profissão e carreira, reflectida nos salários de miséria e condições de trabalho que muito deixam a desejar comparadas com a maioria das empresas do sector, e até mesmo de outros sectores.

No dia 1º de Maio de 2021, os trabalhadores disseram basta à política de baixos salários da DIA Portugal e aderiram em massa à greve e à luta por melhores rendimentos para quem trabalha!

Esta acção, aliada a outras consecutivas ainda em Maio e nos meses de Junho e Julho, forçou a empresa a reconsiderar e, mesmo que de forma muito limitada e insuficiente, a aumentar os salários da grande maioria dos trabalhadores, e a reconhecer e valorizar os trabalhadores com mais de 15 e de 25 anos de carreira.

Foi a luta, e nada mais, que transformou a vida dos trabalhadores. E é a luta que irá determinar o seu futuro na DIA Portugal.

As principais reivindicações dos trabalhadores presentes no Caderno Reivindicativo da Comissão Sindical do CESP assumem, neste quadro, uma maior dimensão:

· Urgência no aumento geral dos Salários em 90€ para todos os trabalhadores;

· Aumento do subsídio de refeição para 7,30 €;

· Equiparação das carreiras dos trabalhadores de armazéns com as dos trabalhadores das lojas;

· Valorização dos salários e reconhecimento da antiguidade dos trabalhadores;

· Condições sociais (balneários, refeitórios, EPI’s) para os trabalhadores das lojas;

· O fim da transmissão de lojas e a defesa da contratação colectiva.

Só por via do cumprimento destas exigências é possível garantir os direitos, o emprego e salários dignos para todos os trabalhadores da DIA Portugal.

Vamos levar mais longe esta luta, e, enquanto não existirem passos positivos e significativos na negociação do Caderno Reivindicativo, a disponibilidade para a luta irá manter-se, começando já pelo dia 20 de Dezembro de 2021, em que os trabalhadores dos armazéns de logística irão estar em greve, com piquetes de greve, em defesa do caderno reivindicativo, para garantir a valorização do trabalho e dos trabalhadores!

Hoje como sempre, o CESP está na linha da frente da defesa da saúde e dos direitos dos trabalhadores, pelo emprego, pelos salários, pela dignidade.

Fonte: CESP