Os trabalhadores decidiram em Plenário (23/Nov), marcar um dia de luta, para o dia 14 de Dezembro, porque o Conselho de Administração (CA) do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa (HCVP) nomeado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, decidiu unilateralmente e sem fundamentação legal, que o Acordo de Empresa (AE) estava caducado!

Numa comunicação aos trabalhadores, a administração informou os trabalhadores, que o AE estava caducado e que pretendia aumentar o período normal de trabalho semanal e desregular os horários de trabalho, assim como retirar outros direitos e remunerações, alegando poder poupar assim, cerca de 1 milhão de euros.

Perante esta atitude indigna e inaceitável do CA, os trabalhadores realizaram no passado dia 8 de Novembro, uma Concentração frente à Entrada Principal do HCVP, onde recolheram um Abaixo-Assinado com 142 assinaturas, subscrito também pelos utentes, que se solidarizaram e onde demonstram a sua indignação e contestação.

Como entretanto, o CA não recuou nas suas inadmissíveis pretensões, os trabalhadores decidiram avançar para a Greve no próximo dia 14/Dez, entre as 7h e as 24h!

Está portanto, no lado da administração decidir se quer manter a instabilidade ou se por outro lado, aceita prosseguir com as negociações do AE e responder às propostas apresentadas pelos Sindicatos em 30/Setembro, para salvaguardar a paz social, a estabilidade institucional, mas também, a justa valorização dos trabalhadores do HCVP.

Fontes:

Sindicato da Hotelaria do Sul

Sindicato dos Enfermeiros Portugueses

Sindicato Profissionais Farmácia e Paramédicos