Assédio no refeitório UNISELF da Casa do Povo de VialongaNo Refeitório UNISELF da Casa do Povo de Vialonga pratica-se assédio laborai!

O serviço de refeições no Jardim de Infância da Casa do Povo de Vialonga está concessionado à empresa privada de alimentação UNISELF, estando desde o dia 06/09/2021, que a empresa UNISELF através da Encarregada infringe pressões e maus-tratos verbais à cozinheira do Refeitório,

A UNISELF fez chegar, entretanto informação ao Sindicato que foi a Direcção da Casa do Povo de Vialonga que pediu a saída da trabalhadora do posto de trabalho, ao qual a Casa do Povo veio, através de comunicação pública numa rede social, que não contribuiu em nada para o presente conflito Laborai.

Esta situação tem vindo a degradar-se ao longo dos meses de Setembro e Outubro o que levou à deterioração da saúde mental da trabalhadora levando a que a mesma entrasse de baixa no decorrer do mês de Outubro. Ao regressar da baixa no dia 02/11/2021 a trabalhadora viu-se impedida de exercer as suas funções de cozinheira e de ocupar o seu posto de trabalho. A trabalhadora tem sido obrigada a estar sentada 8 horas por dia sem qualquer tarefa, sem puder contactar alguém, estando inclusivamente impedida de abrir os estores da sala onde é obrigada a passar as 8 horas de trabalho, e nos últimos dias foi-lhe também retirada a cadeira onde permanecia por breves períodos.

O Sindicato tem estado a acompanhar a situação desde o início, apoiando os trabalhadores, e enviou ofícios à empresa UNISELF, à Casa do Povo, e denúncias à Autoridade para Condições de Trabalho (ACT).

No decorrer do mês de Novembro, a ACT realizou uma inspecção no Refeitório UNISELF na Casa do Povo de Vialonga, fruto da nossa insistência onde constatou o impedimento de exercício de funções por parte da trabalhadora.

Por outro lado, Direcção da Casa do Povo não responde aos pedidos de contacto do Sindicato, apesar das várias insistências, via telefone e e-mail, inclusivamente com um pedido de reunião (03/11), demonstrando total insensibilidade, perante este drama humano vivido pela trabalhadora e o assédio levado a cabo pela UNISELF dentro das suas instalações.

Numa nova tentativa de resolução do conflito o Sindicato solicitou uma reunião de emergência junto da Direcção de recursos humanos da UNISELF, que veio a realizar-se no passado dia 03/12/2021, onde foram expostos cronologicamente os factos mais graves, que no entendimento deste Sindicato consubstanciam práticas enquadradas no assédio laborai e numa pressão patronal desumana e inaceitável, sem que, no entanto, a empresa mostra-se disponibilidade para resolver a situação. Perante a intransigência patronal da não resolução da situação o Sindicato decide marcar uma Conferência de Imprensa hoje dia 7 de Dezembro de 2021 (terça-feira), pelas 17h00, junto à Casa do Povo de Vialonga, sito na Rua Olival Santo S/N 2625-585 Vialonga, para denunciar esta situação inaceitável e exigir a rápida resolução desta situação.

Fonte: Sindicato de Hotelaria do Sul