Vista Alegre Altlantis impede reunião sindicalDenúncia pública e Queixa à ACT
VISTA ALEGRE ATLANTIS IMPEDE REUNIÃO SINDICAL NO INTERIOR DAS INSTALAÇÕES

A empresa Vista Alegre Altlantis, no distrito de Leiria, impediu a entrada de dois dirigentes do Sindicato Vidreiro para reunirem com Comissão Sindical da fábrica.

Tal situação originou de imediato uma queixa à ACT por violação da actividade sindical na empresa e a reunião realizou-se à porta da fábrica com denúncia pública da situação.

A “justificação” inicial da empresa foi a de “que por motivos ligados ao agravamento da actual crise pandémica, não tem sido permitida a entrada/presença de pessoas exteriores à unidade industrial. Assim não será possível realizar, nas instalações do Casal da Areia, a reunião pretendida."

Ao que o Sindicato Vidreiro respondeu que “inexistindo fundamentação legal”, o Sindicato iria manter a reunião, cumprindo, como sempre, todas as regras sanitárias.

A empresa manteve a proibição, o que constitui uma gravíssima violação do direito ao exercício de actividade sindical na empresa nos termos consagrados na lei e na Constituição da República Portuguesa.

Nesse sentido foi requerida a intervenção da ACT para reposição da legalidade (actual e futura) e sancionamento da conduta adoptada em violação da actividade sindical na empresa.

FONTE: SINDICATO DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA VIDREIRA - STIV