geberitPerante a confirmação recente de dezenas de testes positivos para a covid-19 na cerâmica Geberit, no Carregado, o sindicato lembra que quando surgiram os primeiros casos na empresa, em Abril, exigiu de imediato várias medidas de prevenção e segurança, mas a empresa relativizou. Agora reclama uma intervenção mais responsável e diferente da Geberit para a salvaguarda da saúde e das condições de trabalho de todos os trabalhadores.

Nota de imprensa do STCCMCS - Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Cerâmica, Cimentos e Similares, Construção, Madeiras, Mármores e Cortiças do Sul e Regiões Autónomas:

Contágios na fábrica cerâmica GEBERIT:
Em Abril, o Sindicato alertou e a empresa relativizou

O Sindicato e a Comissão Sindical da GEBERIT tomaram conhecimento da confirmação recente de casos testados positivos para a COVID-19, por parte de dezenas de trabalhadores da fábrica.

Os primeiros casos de contágio surgiram em Abril passado.

Na altura o Sindicato exigiu de imediato que a empresa instalasse um sistema de controlo de temperatura de todas as pessoas (trabalhadores, fornecedores, clientes ou outros) que entrassem na fábrica, dentro dos parâmetros legais, bem como a realização imediata de testes médicos de despistagem a todos os trabalhadores, em especial a doentes de risco, grávidas, puérperas ou lactantes.

Na altura, a empresa respondeu que os casos positivos tinham sido identificados e que tiveram como foco de contágio situações externas à empresa.

A situação actual afecta mais trabalhadores e é mais grave, o que leva os trabalhadores e os seus representantes sindicais a exigirem por parte da empresa uma intervenção diferente e mais responsável na salvaguarda da saúde e das condições de trabalho de todos os trabalhadores, sem prejuízo nos salários e direitos.

Os trabalhadores exigem trabalhar com saúde ou então, não terão condições para trabalhar!

O Sindicato e a Comissão Sindical da GEBERIT já solicitaram, com carácter de urgência, uma reunião à Administração da empresa para se inteirarem da real dimensão do problema, apresentarem as posições dos trabalhadores e acompanharem a evolução da situação em permanência.

A Direcção

14 de Julho de 2020