Bingos SaviottiA empresa Bingos Saviotti, proprietária da sala de Bingo Koala, no Parque das Nações, em Lisboa, (Grupo Dom Pedro Hotels) está a promover um despedimento de trabalhadores encapotado, pela via de acordos de rescisões de contratos, apesar de ter recorrido ao lay-off simplificado, beneficiando dos apoios financeiros da Segurança Social, desde Abril de 2020.

Nota à Comunicação Social do Sindicato de Hotelaria do Sul:

BINGOS SAVIOTTI, SA RECORRE AO LAY-OFF SIMPLIFICADO, RECEBE DINHEIRO DA SEGURANÇA SOCIAL E PROMOVE AO DESPEDIMENTO ENCAPOTADO DE TRABALHADORES

Os Bingos Saviotti, SA (Grupo Dom Pedro Hotels) proprietária da sala de Bingo Koala no Parque das Nações, em Lisboa, colocou os trabalhadores em Lay-off simplificado, beneficiando dos apoios financeiros da Segurança Social desde Abril de 2020 e promove um despedimento de trabalhadores encapotado pela via de acordos de rescisões de contratos.

Esta situação é um dos muitos exemplos do aproveitamento patronal e de alguns grupos económicos estão a fazer do atual surto epidémico.

A sala de Bingo possui atualmente cerca de 30 trabalhadores.

Apesar das sucessivas denúncias por parte do Sindicato de Hotelaria do Sul ao longo deste período, das tentativas da retirada de direitos realizadas pelo patronato, o facto é que as autoridades inspetivas e governativas não estão a conseguir atuar atempadamente para eliminar estes abusos laborais e afronta aos trabalhadores e ao país.

Desde o início do impacto do surto epidémico que o Sindicato tem vindo a exigir a proibição dos despedimentos – de qualquer natureza e o pagamento dos salários a 100% - não apenas para assegurar a sobrevivência de milhares de trabalhadores, mas também como passo importante para garantir a retoma da atividade económica em Portugal.

Não é aceitável que num sector – com Turismo e o Jogo – que atingiu nos últimos anos receitas positivas, sejam agora os trabalhadores a pagar as consequências da epidemia.

O Sindicato dos Trabalhadores da Hotelaria do Sul continuará a acompanhar estes trabalhadores, ao mesmo tempo reafirma a sua solidariedade com a luta destes trabalhadores em defesa dos postos de trabalho, dos salários e dos seus direitos.

Lisboa, 10 de Julho de 2020