such 640Na porta principal dos hospitais universitários de Coimbra estão concentrados trabalhadores que prestam serviços aos hospitais. Cumprem hoje um dia de greve.

- Direto de Coimbra.

Declarações de António Baião, Sindicato da Hotelaria do Centro.

SIC - Edição da Manhã

 

Os trabalhadores do SUCH - Serviço de Utilização Comum dos Hospitais estão em greve, a nível nacional, hoje, 29 de Junho. Exigem a atribuição do subsídio de risco e aumentos de salários dignos, entre outras reivindicações. Estão linha da frente do combate à pandemia, exaustos, e muitos foram infectados, apesar de a sua situação passar despercebida na comunicação social e nas palavras de governantes e responsáveis hospitalares. Os trabalhadores do SUCH são mais de 3 mil nas cantinas dos hospitais e centenas nas lavandarias, resíduos, manutenção, limpeza e outros serviços hospitalares.Comunicado de imprensa da FESAHT

TRABALHADORES DO SUCH VÃO ESTAR EM GREVE A NÍVEL NACIONAL DIA 29 DE JUNHO

Em todo o processo de pandemia Covid-19, os sindicatos, dando voz às justas preocupações e reivindicações dos trabalhadores, exigiram as necessárias medidas de proteção e defesa da saúde destes trabalhadores do SUCH e também a necessidade de uma compensação salarial e atribuição do subsídio de risco. Concretamente, exigimos um prémio de desempenho de 25% e subsídio de risco, pois, sem desconsiderar os médicos, enfermeiros, técnicos de saúde e demais trabalhadores da área da saúde que têm um papel central neste tempo de pandemia, não podemos deixar de lembrar os mais de 3 mil trabalhadores das cantinas dos hospitais, bem como as centenas de trabalhadores das lavandarias dos hospitais, resíduos, manutenção, limpeza e de outros serviços hospitalares que têm passado despercebidos na comunicação social e nas palavras de governantes e responsáveis hospitalares.

Estes trabalhadores que alimentam médicos, enfermeiros, demais funcionários hospitalares e doentes, incluindo as vitimas da Covid-19, bem como os das lavandarias, manutenção, resíduos hospitalares, limpeza e outros são trabalhadores que correm riscos semelhantes aos demais, estão emocionalmente e fisicamente debilitados, exaustos, sendo que, muitos deles, trabalham 12 horas diárias, com ritmos intensos de trabalho, que põem em causa, de forma grave, a sua segurança e saúde. Estes trabalhadores não têm tido a mesma proteção individual, são vítimas da Covid-19, como os demais, havendo cantinas onde há mais de uma dezena de trabalhadores infetados e os testes de despistagem, que insistentemente reclamam, apenas chegaram a muito poucos trabalhadores. Esta situação de desproteção individual e coletiva tem sido denunciada publicamente pelos sindicatos, mas não têm merecido a melhor atenção de todas as empresas concessionárias do serviço de refeições, lavandaria, resíduos, limpeza e outros, como é o caso do SUCH, mas também das entidades de saúde.

A FESAHT/ Sindicatos solicitaram à Administração do SUCH que se realizasse uma reunião para retomar o processo de negociações dos salários e das condições de trabalho para o ano de 2020, apontando a data de 29 de maio como proposta. A este nosso pedido, a administração do SUCH não respondeu e mantém o silêncio.

Face à situação, a FESAHT/ Sindicatos decidiram que existem razões mais do que justas, agravadas com o decorrer desta crise sanitária, para fazer ouvir a sua voz e as justas reivindicações dos trabalhadores e por isso vão realizar no dia 29 de junho uma greve com uma concentração no Porto, junto às instalações do SUCH, pelas seguintes razões:

• Pela reabertura do processo de negociações do AE!

• Aumentos de salários dignos com efeitos a 1 de janeiro de 2020!

• Pela atribuição do subsídio de risco a todos os trabalhadores!

• Pela atribuição de uma compensação extraordinária para os que também estiveram na linha da frente contra a pandemia/Covid-19 sejam compensados!

• Pela reposição do número de trabalhadores nos quadros de pessoal das unidades que permitam uma prestação de serviço de qualidade e que respeite os direitos dos trabalhadores!

A FESAHT promove uma CONCENTRAÇÃO DE PROTESTO junto aos escritórios do SUCH, Rua Engenheiro Ferreira Dias, n.º 370, Porto (Zona Industrial), pelas 10:00 horas, e pelas 10:30 horas será dada uma CONFERÊNCIA DE IMPRENSA no local para fazer o balanço da greve a nível nacional.

FESAHT