Após vários dias de espera pela resolução do problema que levou à inactividade da Padaria Valinhos, em Fiães, depois de terem recebido carta de rescisão de contrato com indicação de encerramento da empresa, os trabalhadores com o apoio do Sindicato, ainda aguardaram alguns dias, na expectativa que os sócios gerentes se entendessem e se apresentassem à insolvência. Como tal não se verificou, deu entrada hoje mesmo no Tribunal, por intermédio de um dos trabalhadores, escolhido de entre todos, o pedido de insolvência da empresa.

O objectivo principal desta decisão, está directamente ligado com a necessidade de os trabalhadores serem ressarcidos dos seus créditos, provenientes do direito a indemnização.

Independentemente dos valores que venham a ser apurados como património da empresa, logo após ser decretada a insolvência pelo tribunal, estes trabalhadores irão recorrer ao Fundo de Garantia Salarial da Segurança Social, para que este se substitua provisoriamente aos gerentes da empresa, no pagamento de parte dos seus créditos.

A partir de hoje e fazendo boa fé nas palavras do advogado da empresa, os trabalhadores deixam de efectuar vigília ao espaço e bens da empresa, porque lhes foi garantido que ninguém ali irá mexer em património físico - móveis e imóveis.

FONTE: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Centro