7930O tecto da cozinha da cantina do Hospital São João pode cair a qualquer momento. Os trabalhadores rezam todos os dias para que caia durante a noite.

Há anos que o tecto da cozinha do Hospital São João não oferece mínimas condições de segurança.

Os trabalhadores já reclamaram por diversas vezes junto da administração do Hospital São João e da administração do SUCH que explora o serviço de refeições, mas a situação mantém-se.

Na passada terça-feira caiu o tecto do corredor da preparação de refeições e a administração do hospital, em lugar de suspender qualquer actividade laboral no local, mandou colocar escoras para segurar o tecto.

Os trabalhadores laboram todos os dias com medo do que possa acontecer e rezam para que o tecto caia durante a noite e, deste modo, não ponha em causa a sua segurança, integridade física e a sua vida.

Não há nenhuma secção ou serviço da cantina do hospital que tenha condições mínimas para se poder trabalhar com segurança e bem-estar e neste período do ano os trabalhadores sofrem muito mais com as temperaturas altíssimas que se fazem sentir em todas as secções, incluindo o refeitório, onde médicos, enfermeiros e demais comunidade desta unidade de saúde tomam as refeições e ficam admirados como os trabalhadores aceitam continuar a trabalhar nestas condições, a escorrer água pelo corpo abaixo a todo o tempo, pondo em causa, inclusive, a qualidade do serviço e a segurança alimentar.

As canalizações da cozinha, preparação de refeições e refeitório, devido ao seu mau estado, largam cheiros nauseabundos a toda a hora, o que agrava a situação dos trabalhadores.

A direcção do sindicato não pode deixar de denuncia publicamente a situação e responsabilizar as administrações do hospital e do SUCH para quaisquer consequências que venham a ocorrer.

Entretanto, o sindicato já denunciou também a situação junto das entidades competentes e aguarda que sejam tomadas as medidas urgentes que se impõem para que sejam salvaguardadas as mínimas condições de segurança e integridade física dos trabalhadores, a segurança alimentar e a qualidade de serviço.

FONTE: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte