Desrespeitando a ACT e decisões do tribunal já transitadas em julgado, a empresa Eurest recusa pagar divida aos trabalhadores do Hospital de Penafiel.

A Eurest explorou a cantina do Hospital de Penafiel até fevereiro de 2019 e não pagava o trabalho em dia feriado com o acréscimo de 200%, conforme estava obrigada pela contratação coletiva.

A empresa foi-se embora e não cumpriu o direito de informação e negociação com os representares dos trabalhadores, nem pagou as dividas existentes, tendo a nova empresa Uniself passado a pagar devidamente o trabalho em dia feriado com 200%.

O sindicato apresentou queixa à ACT por não ter sido cumprido o direito de informação e negociação e convocou as duas empresas para o Ministério do Trabalho para que fossem pagas as dividas da Eurest aos trabalhadores, designadamente referentes ao trabalho em dia feriado.

Na 3.ª reunião realizada hoje no Ministério do Trabalho, a Eurest manteve a sua posição de não pagar as dividas aos trabalhadores referentes ao trabalho em dia feriado dos três anos e meio em que explorou a cantina, nem sequer aceitou pagar as dividas referentes a um auto levantado pela ACT, que a empresa impugnou, mas que perdeu na 1.ª instância e no Tribunal da Relação do Porto, tendo esta decisão já transitado em julgado.

Esta atitude da Eurest de afronta aos trabalhadores e aos tribunais, coloca-a à margem do Estado de Direito Democrático e descredibiliza-a perante toda a sociedade.

Recorde-se que enquanto a Eurest esteve a explorar a cantina do Hospital de Penafiel os trabalhadores desta unidade realizaram inúmeras greves e concentrações de protesto à porta do hospital na defesa dos seus direitos, designadamente pelo pagamento do trabalho em dia feriado com o acréscimo de 200%, pagamento do trabalho noturno das 20 ás 24 horas com o acréscimo de 25%, contra a precariedade do trabalho, na defesa das categorias profissionais, contra os abusos e o clima de pressão imposto pela empresa.

FONTE: SINDICATO DA HOTELARIA DO NORTE