O Sindicato da Hotelaria do Norte promoveu esta manhã uma ação sindical no Hospital CUF Porto, na Circunvalação, junto à porta de serviço, a partir das 7:30 horas para exigir o cumprimento do direito à contratação colectiva.

O Grupo José de Mello Saúde possui 16 unidades de saúde designados hospitais Cuf, entre eles o Cuf Porto Hospital e emprega ao todo 11. 700 trabalhadores.

Os trabalhadores que exercem a sua atividade profissional no Cuf Porto Hospital sindicalizaram-se e o sindicato foi surpreendido com o facto de o Grupo Mello ter criado uma ACE (Agrupamento Complementar de Empresas) que presta serviços de saúde, administrativos e operacionais e para quem os hospitais Cuf passaram os trabalhadores com o único objetivo de não aplicarem o Contrato coletivo de Trabalho (CCT) do setor da hospitalização privada.

Ora, o facto de o Grupo Mello ter criado esta ACE não o desobriga a aplicar o CCT, dado o objeto da ACE e o seu enquadramento empresarial.

Além disso, há trabalhadores a fazerem 12 e 14 horas diárias sem pagamento de trabalho suplementar, os trabalhadores não controlam o banco de horas criado pela empresa, a esmagadora maioria dos trabalhadores são precários, os horários estão todos desregulamentados, o que torna a vida dos trabalhadores num inferno por não a poderem organizar e conciliar com a vida pessoal e familiar.

Não existe razão alguma para esta situação, pois o Grupo José de Mello Saúde teve uma melhoria expressa em todos os indicadores em 2016, tendo terminado o ano com 586,3 milhões de euros, o que representa um acréscimo de 7,7% em relação a 2015.