89267a8d 1f73 4555 a48e 50f60a363f08As primeiras horas da Greve Nacional da Administração Pública registam uma forte adesão, afectando um grande número de serviços de recolha do lixo e higiene urbana.

Os dados conhecidos até ao momento na Administração Local revelam uma forte adesão à greve, um sinal claro de que os trabalhadores das autarquias estão de acordo com as razões que levaram à convocação da greve e de que estão disponíveis para continuar a luta pela reposição e conquista dos seus direitos.

As paralisações ou forte afectação dos serviços de higiene urbana e resíduos sólidos em concelhos como Almada, Amadora, Évora, Funchal, Loures, Moita, Palmela, Seixal, Setúbal e Sintra, reafirmam o descontentamento dos trabalhadores por verem mais uma vez a melhoria das suas condições de vida adiada.

Os avanços anunciados pelo governo, na proposta de Orçamento de Estado, são claramente insuficientes e mantém ainda sobre os trabalhadores da Administração Pública uma parte significativa de cortes, de que são exemplo o congelamento da actualização anual de salários, o congelamento de carreiras e progressões ou o valor do trabalho extraordinário.

Os trabalhadores consideram que é inaceitável que o governo insista em arrastar no tempo a resolução dos graves problemas dos trabalhadores da Administração Pública e não aceitam a reposição dos seus direitos em “suaves prestações”.

FONTE: STAL