Évora pode vir a ficar sem correio, ou com graves anomalias na sua distribuição, nas próximas duas semanas, porque a 19 e 20 de Outubro vai ocorrer uma greve geral no centro de distribuição postal de Évora/Arraiolos/Viana do Alentejo e, de 23 de Outubro a 6 de Setembro haverá greve ao primeiro período de trabalho de cada trabalhador.

O conflito resulta da reestruturação programada pelos CTT no novo Estudo de Revisão de Giros que altera 90% da actual estrutura, eliminando 3,5 postos de trabalho naquele CDP.

Da anunciada reestruturação resultara ainda, se implementada, o aumento do agenciamento de giros (gente estranha aos CTT a executarem distribuição de correio substituindo Carteiros). Alterará ainda, para mais tarde, a entrada dos trabalhadores prejudicando a separação geral do correio e, logo, as horas em que o mesmo chegará a casa das pessoas.

Os trabalhadores vêem-se ainda confrontados com a criação de horários de trabalho com intervalos de descanso de 3 e 4 horas que assim obriga, fundamentalmente os que vivem longe de Évora a estarem “presos” ao seu local de trabalho até 14 horas.

Juntando a esta medida desumana, com a deslocação definitiva dos Carteiros de Arraiolos para Évora, os Carteiros de Arraiolos verão acrescido, se tal aberração for avante, em mais 20 horas o horário semanal em que têm que estar à disposição da Empresa (saírem de Arraiolos de madrugada para entrarem em Évora às 06:30, pegarem o serviço para distribuírem em Arraiolos e irem distribuí-lo, regressarem a Évora para saírem ás 18:30 e regressarem a casa muito depois das 19:00).

Neste processo anuncia-se ainda, ao que parece como objectivo, o encerramento das Estações de Correios de Arraiolos e Viana do Alentejo, transformando-as em Postos de Correio deslocando os trabalhadores do atendimento que ali se encontram para outras paragens.

O SNTCT decretou esta greve no seguimento da decisão tomada pelos trabalhadores nos dois plenários de trabalhadores que se realizaram no CDP de Évora em que os trabalhadores exigem, basicamente, A RETIRADA DO NOVO ESTUDO DE REVISÃO DE GIROS.

Amanhã, Dia 17 realiza-se um novo Plenário de Trabalhadores no CDP de Évora. desta feita marcado pela Comissão de Trabalhadores dos CTT.

FONTE: SNTCT