tutela fluviaisA supressão de cinco carreiras na Soflusa que leva à degradação da oferta do serviço público de transporte fluvial para os utentes no Barreiro.

Em conjunto com as avarias registadas em embarcações da Transtejo e que levou à supressão de várias carreiras para os utentes do Montijo e do Seixal.

Põem em causa o serviço público de transporte fluvial e reforça as reivindicações apresentadas pelas organizações representativas dos trabalhadores e comissões de utentes, quando afirmaram que o 2º semestre iria trazer problemas “Tortuosos” para a utilização do transporte público.

Pois não basta o Governo anunciar com poupa e circunstância 10 Milhões de € de investimento, a tutela Ministério do Ambiente e a Administração da empresa têm de tomar medidas efectivas para o fornecimento de transporte fluvial público e de qualidade.

 

Medidas essas que passam pelo:

- Início de um processo de recomposição dos quadros das empresas que sofreram nos últimos anos golpes muito profundos – o que exige que se adopte medidas para admissão de trabalhadores para todas as áreas, mas com maior preocupação e urgência para as operacionais e de manutenção das empresas, assegurar a integração dos trabalhadores com vínculos precários.

A reconstrução dos serviços de manutenção - Que acabe com a dependência da empresa de serviços externos para as acções de manutenção corrente.

Desencadear um plano de formação permanente – Que garanta a preparação dos trabalhadores para responderem às exigências técnicas do futuro.

A adopção urgente de plano de modernização da frota da Transtejo e Soflusa e implementação de plano de manutenção regular e programada que devolva a fiabilidade à operação.

Mais uma vez as organizações dos trabalhadores, comissões de utentes e Câmaras Municipais reafirmam as suas reivindicações, tendo as mesma sido apresentadas ao Governo “Ministro do Ambiente” em Dezembro de 2016.

Vimos por este meio agradecer a divulgação da presente notícia.

Sem mais de momento, subscrevemo-nos com os nossos melhores cumprimentos.

A União Sindicatos de Setúbal/CGTP-IN,
Fectrans,
S.N.T.S. (Ferroviários),
STFCMM (Fluviais),
SIMAMEVIP (Marinha Mercante),
Comissão de Utentes Margem Sul e Cais do Seixalinho,
Câmaras Municipais Almada, Barreiro e Seixal