O CENA-STE enviou uma Carta Aberta a todas as candidaturas autárquicas que concorrem à Câmara Municipal de Lisboa sobre a situação vivida pelos trabalhadores da AMEC-Metropolitana. É necessário terminar com os cortes salariais, é necessário dotar a estrutura de um orçamento condizente com as suas necessidades.

OrquestraMetropolitanaLisboaCarta Aberta às candidaturas à Câmara Municipal de Lisboa

Exmos. Srs. e Sras,

A AMEC, associação na qual se insere a Orquestra Metropolitana de Lisboa, encontra-se desde 2012 em graves dificuldades financeiras, acumulando diversas dívidas resultantes de recrimináveis decisões de gestão por parte das anteriores direcções.

Para além das dívidas a maestros, solistas e reforços contratados, foi criada uma dívida às Finanças e à Segurança Social que colocou a associação em risco de encerramento. Para evitar este cenário e num ambiente de grande pressão, os trabalhadores viram-se forçados a aceitar em 2012 um corte salarial de 20%, recebendo a informação de que o mesmo se manteria por dois anos.

Foram sendo feitas reposições salariais, mas após cinco anos os trabalhadores continuam sem garantias de que o seu salário será reposto na íntegra em 2018 de acordo com os valores anteriores ao corte.

O problema prende-se não apenas com as dívidas existentes - foi acordado um plano de pagamento mensal às Finanças e Segurança Social que representa uma verba orçamental que compromete o normal funcionamento da instituição -, mas com a sub-orçamentação permanente que nunca permite a criação de condições de trabalho dignas.

Sendo a AMEC uma instituição de excelência e com um papel inequivocamente fundamental no panorama cultural do nosso país, e tendo a Câmara Municipal de Lisboa a presidência do seu Conselho de Fundadores, vem o CENA-STE perguntar a V. Exas.:

  • que medidas tomará a vossa candidatura para que em Janeiro de 2018 seja reposta a totalidade dos salários dos trabalhadores?
  • qual o plano da vossa candidatura para a AMEC nos próximos 4 anos de mandato?
  • colocam a hipótese de, em conjunto com todo o Conselho de Fundadores, garantirem o necessário aumento orçamental que possa repor a confiança aos trabalhadores e garantir as condições necessários para o desempenho da sua profissão com dignidade?

O CENA-STE e os trabalhadores da AMEC estão certos de que darão a vossa melhor atenção a esta carta.

Fonte: CENA-STE - Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos, do Audiovisual e dos Músicos