greve dia minipreco1Os trabalhadores do Minipreço vão estar em luta, este mês, com greves e concentrações contra a discriminação salarial e o assédio moral e para reivindicar aumentos salariais dignos que reponham o poder de compra.

As greves e concentrações, marcadas pelo CESP – Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Escritórios e Serviço, vão decorrer nos seguintes dias:

- Armazém de Zibreira - Torres Novas: greve de 4 dias, com concentração à porta do armazém no dia 16 de Agosto, pelas 10h00;

- Armazém de Vialonga – Alverca: Greve de três dias, com concentração à porta do armazém no dia 11 de Agosto, pelas 14h30;

- Armazém de Valongo: Greve de dois dias, com concentração à porta do armazém no dia 18, pelas 9h30;

- Lojas e Escritórios: Greve no dia 16 de Agosto.

Os trabalhadores do Dia Portugal Supermercados lutam pelas pelas seguintes reivindicações:

- Fim da discriminação salarial: Continua a haver diferenças salariais gritantes (nalguns casos de 100 euros) entre trabalhadores com a mesma categoria profissional e antiguidade, contrariando o direito fundamental de “trabalho igual, salário igual”;

- Fim do assédio moral: continuam e agravam-se as situações de assédio moral nas lojas e armazéns que atentam contra a dignidade dos trabalhadores, colocando em causa a sua saúde física e psicológica. São recorrentes as ameaças de despedimento, os atentados ao direito à conciliação da vida familiar com a vida profissional, as ameaças de alterações de horários, a limitação do direito à greve, os abusos de autoridade e as ameaças de transferência de local de trabalho;

- Por aumentos salariais dignos: Aumentos que reponham o poder de compra. Desde 2010 que os trabalhadores da Dia Portugal Supermercados, perdem, continuamente, poder de compra, com esta empresa a actualizar, ano após ano, os salários, em valores muito abaixo da inflação.

Todos os anos, os lucros desta empresa sobem exponencialmente, sem que tal se reflicta nos salários dos trabalhadores, que são o principal factor de aumento da riqueza da Dia Portugal Supermercados;

- Pela dignificação das carreiras profissionais dos trabalhadores de Armazém: dignificar a carreira dos trabalhadores de armazém nesta empresa, através de uma maior progressão, especialização e valorização profissional dos trabalhadores de armazém, fundamentais para o funcionamento e consequente crescimento dos lucros na empresa.