Os trabalhadores do Grupo Luz Saúde decidiram realizar nova greve de protesto, dia 21 de Agosto, com concentração à porta do Hospital Luz Arrábida Gaia e distribuição de um comunicado aos utentes, a partir das 8 horas, contra a imposição de mudança de local de trabalho.

A empresa mandou uma carta aos trabalhadores do call-center do Hospital Luz Saúde Gaia, anterior Hospital da Arrábida, com ordem de transferência para a Póvoa de Varzim, intimando-os a apresentarem-se dia 4 de Setembro no Hospital Luz Saúde Póvoa de Varzim.

Os trabalhadores já responderem recusando a transferência. Defendem que:

- a empresa não alegou nenhum motivo de força maior ou imperativo para proceder à transferência do local de trabalho;

- a gestão do call-center da Póvoa de Varzim vai ser assegurada por uma empresa que os trabalhadores desconhecem e com a qual nunca tiveram nenhum contrato;

- ao contrário do alegado, o Grupo Luz Saúde não vai concentrar a atividade de call-center no Hospital Luz da Póvoa de Varzim pois esta actividade vai continuar noutros hospitais do grupo, como é o caso do Hospital da Luz Guimarães;

- o novo local de trabalho dista mais de 40 km; não há transportes públicos acessíveis e com horários adequados da estação do metro da Póvoa de Varzim para o Hospital da Luz Póvoa de Varzim; alguns trabalhadores para entrarem ao serviço às 8 horas na Póvoa vão ter de sair de casa às 5:30 horas e vão chegar a casa neste horário depois das 19 horas;

- não podem suportar custos com transporte por serem muito avultados; há prejuízos sérios;

- a transferência põe em causa o direito constitucional à conciliação da actividade profissional com a vida pessoal e familiar.

Há um grupo de trabalhadores que se viu forçado a aceitar a transferência com o medo de perder o emprego, entre eles uma mãe que amamenta o filho com poucos meses e que vai ter de deixar de amamentar.

FONTE: SINDICATO DA HOTELARIA DO NORTE