Os trabalhadores da segurança aeroportuária vão estar em greve no próximo fim-de-semana, 24 e 25 de Junho. Neste último dia realizarão, também, concentrações de protesto nos aeroportos de Lisboa e do Porto.

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA) acusa as empresas e a Associação de Empresas de Segurança (AES) de insistir em regimes inadequados de organização de tempos de trabalho e de não reconhecer o direito destes trabalhadores a uma carreira.

O SITAVA afirma ainda que continuam as várias violações ao Contracto Colectivo de Trabalho (CCT), denunciadas pelo SITAVA, das quais salienta a “jornada de trabalho, tratando-se de um “banco de horas”, onde até os feriados estão incluídos; o não pagamento do trabalho extraordinário a 50% e 75%, consoante o CCT; o não pagamento correcto do trabalho em dia de feriado; a não aferição correcta e antecipada, do regime de adaptabilidade”.

O sindicato denuncia ainda que “perante a luta dos trabalhadores, a AES, a Prosegur e a Securitas atacaram ainda mais os direitos dos trabalhadores, com propostas de:

Eliminar a majoração das férias; redução do pagamento do trabalho extraordinário; perseguição aos trabalhadores aderentes à greve; repreensões registadas aos trabalhadores aderentes, depois de julgamentos sumários; alteração de horários de trabalho aos aderentes à greve, por horários sem transportes públicos; alteração de horários de trabalho aos trabalhadores casais, por adesão às greves; retirada de funções de liderança aos trabalhadores aderentes às greves”.

FONTE: FECTRANS