GreveFPA Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS) considerou muito expressiva a forma como os trabalhadores da Função Pública que aderiram à greve nacional que hoje se está a concretizar em todo o País, demonstrando a vontade dos trabalhadores de verem aumentados os seus salários e descongeladas as promoções e progressões nas carreiras; de verem o fim da precariedade e o reforço de pessoal; e de ser aplicada a todos a duração semanal de trabalho de 35 horas.

No sector da Saúde, onde 90 por cento dos trabalhadores estão em greve, confirmou-se pela manhã que a grande maioria das principais unidades hospitalares do País funcionaram somente com Serviços Mínimos,

Na Educação, com particular destaque para os estabelecimentos de educação e ensino da Rede Pública, centenas e centenas de escolas estão encerradas, devido à adesão de 90 por cento dos trabalhadores abrangidos pelo aviso prévio de greve.

Nos serviços desconcentrados da Segurança Social, da Justiça, da Cultura e de outras áreas da Administração Central do Estado, registam-se encerramentos de serviços ou funcionamentos deficientes devido à adesão à greve da totalidade ou quase totalidade dos trabalhadores.

A FNSTFPS considera que o Governo, perante este claro sinal de exigência de consagração das reivindicações dos trabalhadores, está obrigado a negociar e a levar à prática, no imediato, o conjunto de medidas mais urgentes para que os trabalhadores da Função Pública tenham trabalho com direitos e melhores condições de vida.

FONTE:  FNSTFPS