Num comunicado à imprensa, o SITAVA - Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos desmonta a tentativa de mistificação por parte da AES - Associação de Empresas de Segurança e da Prosegur e Securitas, relativamente à greve que está a decorrer entre 13 e 17 de Maio dos APA´s - Assistentes de Portos e Aeroportos, designadamente quando se afirma ser este "um contexto dificílimo para as empresas".

Os APA’s estão em luta pela negociação de um Contrato Colectivo que reflicta a realidade específica deste sector que garante a segurança dos aeroportos e dos passageiros.

Relativamente ao “contexto dificílimo para as empresas", informa o SITAVA, com factos:

“- em 2005 passaram pelos aeroportos nacionais cerca de 22 milhões de passageiros. Um APA ganhava 777€/mês (650€ + subsídio 127€). O Salário Mínimo Nacional (SMN) era de 374,70€/mês. O salário de um APA correspondia assim a 207% do SMN.

- 11 anos depois, passaram pelos aeroportos nacionais cerca de 40 milhões de passageiros (aumento de 80%), o SMN passou para os 557€/mês (aumento de 48%) e um APA ganha 743 €/mês.”

FONTE: FECTRANS/SITAVA