enferO Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) promove uma concentração de enfermeiros, amanhã, 4 de Maio, às 11:30 horas, à porta do Hospital de Vila Nova de Gaia, contra o “despedimento” de 37 enfermeiros, colocando em causa o funcionamento dos serviços.

Estes enfermeiros foram admitidos ao abrigo do Plano de Contingência e/ou para substituir ausências prolonagadas.

O Ministério da Saúde assumiu que todos os enfermeiros precários mas a dar resposta a necessidades permanentes veriam os seus contratos transformados em definitivos, mediante proposta fundamentada da Administração.

Inadmissivelmente, os 37 enfermeiros já foram “despedidos” colocando em causa o regular funcionamento dos serviços e a segurança dos cuidados prestados.

O SEP questiona a responsabilidade de tal decisão. Da Administração, no pressuposto que não fundamentou a necessidade ou do Ministério da Saúde que não autorizou e, se assim for, não cumpriu os compromissos assumidos com o SEP a 22 de Março.

É conhecida a carência de Enfermeiros no CHVNGE e as suas consequências: mobilização constante entre Serviços, a uma gestão diária da alocação de recursos humanos, a ausência de períodos de integração dos profissionais, um número crescente de horas em débito e a alterações de horários de trabalho sem aviso prévio e sem o consentimento dos trabalhadores.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses já contactou a Administração do hospital sem que tenha recebido qualquer resposta e, enviou exposição ao Ministro da Saúde.